Gestão da qualidadeGestão da Qualidade

Em fevereiro de 2002 a Colsan iniciou o processo de implantação do sistema de Gestão da Qualidade sendo certificada pela qualidade dos serviços prestados em abril de 2004. 

A certificação ISO foi realizada pela Fundação Vanzolini, desde então este processo vem melhorando continuamente de acordo com as exigências da Norma NBR ISO 9001:2015.

 Em 2007, na busca incessante pela excelência dos serviços prestados aos doadores e pacientes com foco no atendimento, segurança e melhoria contínua conquistamos a Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação), certificação específica da área da saúde a qual mantém, atualmente, acreditada como Pleno – Nível 2.

Continua assim, avaliando sua capacidade de atender as exigências regulamentares, do cliente e da própria organização, além da adequação aos requisitos de certificações.

Competências e atribuições

·         Organizar, executar e manter o sistema da qualidade em todos os sites existentes;
·         Promover auditorias internas (ISO e ONA) para a manutenção do sistema da qualidade,
·         Gerenciar todo o processo de auditorias externas;
·         Avaliar boas práticas em hemoterapia, biossegurança e 8S periodicamente;
·         Coordenar as validações dos processos;
·         Coordenar o planejamento de qualidade para implantação de novos processos, equipamentos ou novos sites;
·         Definir juntamente com a equipe ações corretivas e/ou de melhorias para as não conformidades reais e/ou potenciais;
·         Gerenciar juntamente com a Coordenação de Postos de Coletas e Agências transfusionais as reclamações dos clientes internos e externos;
·         Coordenar implantaçãode melhorias relacionadas à biossegurança;
·         Gerenciar os PRGSS;
·         Coordenar, gerenciar e executar atividades relacionadas a documentação do sistema de gestão da qualidade;  
·         Coordenar todo o processo de planejamento estratégico da Instituição;
·         Gerenciar todo o processo de indicadores e monitorar sua relação com os objetivos da qualidade;

Equipe:

Dispõe de uma equipe qualificada, cuja principal finalidade é fornecer suporte especializado em gestão de processos para todas as áreas.

Certificações Atuais:

·         Certificação ISO 9001:2015;
·         Acreditação ONA - Nivel 2 (Pleno);
·         Aprovação na distribuição de plasma para a Instituto Butantan.

Possuir estes certificados na organização reflete, em primeiro lugar, credibilidade quanto à competência, excelência e qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Isso exige investimentos, que alcançam todos os profissionais, em termos de treinamento, desenvolvimento profissional e humano, qualidade de vida etc.

Este processo é antes de tudo, uma mudança de mentalidade e de práticas frente à realidade e para manter, requer dedicação e monitoramento permanente na Instituição.

Escopo:

Laboratórios de Imunohematologia, Sorologia, Biologia Molecular, Terapia Celular, Processamento e Controle de Qualidade de Hemocomponentes, bem como os Postos de Coleta e as Agências Transfusionais envolvendo as atividades de: Captação, Coleta, Processamento de Hemocomponentes, Exames Pré-Transfusionais, Exames Laboratoriais Sorológicos, Imunohematológicos e de Biologia Molecular, Orientação a Doadores Inaptos e Soroconversão, Procedimento de Aférese e de Criopreservação e todos os serviços de apoio.

 

Atualmente a Colsan mantém certificado e acreditado todos os seus 108 sites que seguem uma dinâmica de conscientização e padronização, podendo assim, garantir a confiabilidade e rastreabilidade de todos os processos.

                            vansolini1           IQNET Certificado  - JPEG1          ONA sede 2019