Dados do Ministério da Saúde indicam que, de janeiro a março, o Brasil registrou um novo caso de dengue a cada 20 segundos. Até o momento, são 460.500 casos notificados. O número total teve um aumento de 240% em relação ao mesmo período no ano passado. Desde o início do ano, 132 pessoas morreram por dengue, sendo 99 só no estado de São Paulo.

 

São milhares de pessoas, por toda São Paulo, com os mesmos sintomas. A Secretaria Municipal de Saúde montou tendas para atender pacientes com sintomas de dengue em vários pontos da cidade.

 

A região centro-oeste é a que mais tem incidência de casos, seguida por sudeste e norte. Em números absolutos, São Paulo, Goiás e Minas Gerais são os estados com mais casos. Mas quando comparado com o número de habitantes, de acordo com o Ministério da Saúde, São Paulo, Acre, Goiás e Mato Grosso do Sul já têm índices de epidemia.

 

Convoque a população a fazer um mutirão entre os vizinhos para realizarem em conjunto uma ação preventiva na comunidade, lembrando que ações isoladas são importantes, mas que o mosquito da dengue não respeita limites territoriais, em suma atravessa de uma residência para a outra, e que terão maior eficiência no combate ao mosquito se agirem em conjunto, com um maior envolvimento de moradores possíveis.

 

 

 

Saiba como prevenir a dengue:

 

·       Não acumule água;

·         Coloque areia nos vasos de plantas;

·         Faça furos em pneus velhos;

·         Mantenha a sua caixa d’água limpa e bem fechada;

·         Remova folhas e galhos das calhas;

·         Use telas protetoras nas janelas para evitar que os mosquitos entrem em sua casa.

 

Fonte: G1