Existem quatro tipos sanguíneos: A, B, AB e O. Os tipos mais raros são B e AB, enquanto os mais comuns incluem A e O. O indivíduo que possui o sangue tipo O é considerado doador universal, ou seja, pode doar sangue para pessoas de todos os tipos sanguíneos.

Identifique o seu tipo sanguíneo e saiba de quem você pode receber sangue e para quem pode doar. Se você tiver sangue tipo O e estiver em boas condições de saúde, dirija-se ao posto de coleta da Colsan mais próximo e doe sangue!

·  Tipo A: pode doar para pessoas com sangue tipo AB e A e receber de pessoas do tipo A e O.

·  Tipo B: pode doar para pessoas com sangue tipo B e AB e receber de pessoas com tipo B e O.

·  Tipo AB: pode doar apenas para pessoas com sangue tipo AB e receber de todos os tipos sanguíneos.

·  Tipo O: pode doar para pessoas com todos os tipos de sangue, mas só pode receber de pessoas com o tipo O.

Todo Futuro Receptor de sangue terá a determinação do seu tipo sanguíneo realizada independente de exames prévios, evitando-se assim as transfusões incompatíveis  por engano em tipagens anteriores.

 

Requisitos para doação

* Portar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira profissional, carteira de habilitação, passaporte ou carteira de identidade de órgão de classe);

* Ter entre 16 e 69 anos de idade, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias ;

* Peso mínimo de 50 Kg;

* Estar em boas condições de saúde;

* Estar alimentado (mas não poderão ser aceitos candidatos que tenham ingerido refeições volumosas ou ricas em gordura nas últimas três horas);

* Não haver ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

 

* Não ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou hepatite).

 

*Obs: O doador menor de 18 anos acompanhado pelo responsável legal deve levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação. Se desacompanhado, levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.



Fonte: Colsan