O período de férias chegou! Para a criançada, é momento de alegria e diversão. Já para os pais, é um momento de preocupação, afinal os baixinhos têm muita energia para gastar. Por isso que, neste período, a atenção tem que ser redobrada para que as férias sejam apenas marcadas por momentos bons e não por algum acidente doméstico.

Com atenção redobrada e os devidos cuidados, os acidentes podem ser evitados em até 90%. Os acidentes ou lesões não intencionais representam a principal causa de morte de crianças de até 14 anos no Brasil. Além dos traumas, decorrentes de quedas, o contato com produtos de limpeza e materiais inflamáveis pode ser perigoso nos primeiros anos de vida. Só em 2014, mais de 45 mil crianças foram internadas em decorrência de traumas, envenenamento ou queimaduras. A principal dica é manter essas substâncias fora do alcance das crianças, principalmente os venenos, que devem ser armazenados longe de remédios e alimentos.

Medidas simples do dia a dia podem proteger a criança contra queimaduras: ao cozinhar, por exemplo, o ideal é manter as crianças em outro cômodo, sob os cuidados de outro adulto; dê sempre preferência às bocas da parte de trás do fogão e mantenha os cabos das panelas direcionados para o centro e não para fora; existe uma trava para impedir que a criança consiga abrir o gás e a porta do fogão; fósforos, isqueiros e álcool não devem ficar ao alcance.

Fonte: Blog da Saúde