Exposição NO VERMELHO associa arte e campanha de doação de sangue em São Bernardo do Campo

 

Expo05A exposição NO VERMELHO está no Shopping Casa Total de 10 de setembro a 10 de outubro de 2016 e alia arte e ação social. A mostra destaca a cor vermelha como um alerta para que os estoques de sangue não fiquem no vermelho e também como representação da vida.

Dispostas em cubos e aparadores neutros, são cerca de 20 obras de diversos artistas espalhadas pelos 3 pavimentos do shopping, convidando os visitantes a interagirem com visões artísticas inéditas sobre um tema que interessa a todos.   Assim, a arte presta homenagem à vida no trabalho de cada artista dessa mostra que reverencia, antes de tudo, a vida que corre em nossas veias.

As esculturas são todas vermelhas, brilhantes, de formas inusitadas. Elas sugerem movimentos e passam uma sensação de integridade, mas sem rigidez. As imagens das peças também mudam a cada olhar, de acordo com a perspectiva de cada um.

“Cores e formas são indissociáveis nas obras tal qual a vida não pode ser separada da generosidade de quem doa um pouco do seu sangue a quem dele necessita para prosseguir sua jornada no mundo”, afirma Robert Richard, curador da exposição.



Se o sangue é tingido de vermelho por essas células, as obras esculpidas em elementos como ferro, papel machê e madeira, entre outros, também são tingidas de vermelho para que assim cada artista represente, de acordo com sua técnica e arte, esse corpúsculo tão abundante nas pessoas saudáveis e tão escasso nos bancos de sangue.

As esculturas sensibilizam o público não somente pela beleza, mas também por revelarem o espírito solidário que cada um traz dentro de si na oportunidade que temos de doar algo que não nos fará falta e que ajudará quem necessita. As células vermelhas brotam a todo o momento em nosso corpo para nos oxigenar e tornar mais vibrante o caminho de todos pela vida.

A exposição No Vermelho foi concebida pelo curador de artes, Robert Richard, também presidente da ABAPC - Associação Brasileira dos Artistas Plásticos Contemporâneos que a promove e chega a São Bernardo do Campo pela primeira vez com o patrocínio do Shopping Casa Total e apoio do Colsan – Associação Beneficente de Coleta de Sangue. Os visitantes receberão também um folheto explicativo da exposição com imagens das obras expostas, indicação de locais para doação de sangue e outras informações complementares.


EVENTO
Exposição NO VERMELHO


VISITAÇÃO
De 10 de setembro a 10 de outubro de 2016
Entrada Franca


LOCAL
Shopping Casa Total

Km 17,5 da Via Anchieta (Sentido Litoral) – São Bernardo do Campo – SP
Estacionamento Gratuito


HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
De Segunda a Sexta das 10h às 21h
Aos Sábados das 10h às 20h
Aos Domingos das 11h às 19h

Fonte: Alexandre Turina