Dia Mundial do Doador de Sangue

Doe sangue para que o mundo continue pulsando  –  14 DE JUNHO DE 2021

Todos os anos, em 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Seu objetivo é aumentar a conscientização sobre a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões e a contribuição crucial que os doadores de sangue voluntários e não remunerados dão aos sistemas nacionais de saúde. Além disso, esta data oferece uma oportunidade para chamar os governos e as autoridades nacionais de saúde a fornecerem recursos suficientes e estabelecerem sistemas e infraestruturas para aumentar a coleta de sangue de doadores voluntários e não remunerados.

Sangue e hemoderivados seguros, bem como sua transfusão, são aspectos fundamentais da atenção e saúde pública. Todos os dias, eles salvam milhões de vidas e melhoram a saúde e a qualidade de vida de muitos pacientes. A necessidade de sangue é universal, mas o acesso para todos os que precisam não é. A escassez de sangue é particularmente crítica nos países em desenvolvimento.

Para garantir que todos que precisam de sangue seguro tenham acesso a ele, todos os países devem ter doadores voluntários e não pagos que doam sangue regularmente. Durante a pandemia de COVID-19, apesar das restrições de mobilidade e outras dificuldades, os doadores de sangue em muitos países continuaram a doar sangue e plasma para pacientes que precisavam de transfusões. Este esforço extraordinário, realizado no contexto de uma crise sem precedentes, destaca o papel crucial de doadores de sangue bem-organizados,

voluntariamente engajados e não remunerados para garantir a disponibilidade de suprimentos de sangue seguros e suficientes tanto em tempos normais quanto em emergências.

O foco da campanha deste ano

O slogan do Dia Mundial do Doador de Sangue de 2021 será “Doe sangue para que o mundo continue pulsando”.

A mensagem destaca a contribuição essencial dos doadores de sangue para manter o pulso do mundo, salvando vidas e melhorando a saúde de outras pessoas. Também reforça o apelo global para que mais pessoas em todo o mundo doem sangue regularmente e contribuam para uma saúde melhor.

A campanha deste ano enfocará especialmente o papel dos jovens em garantir um suprimento de sangue seguro. Em muitos países, os jovens estão na vanguarda das atividades e iniciativas destinadas a alcançar um suprimento de sangue seguro por meio de doações voluntárias e gratuitas. Em muitas sociedades, os jovens representam uma grande parte da população e geralmente são altamente idealistas, entusiastas e criativos.

Os objetivos específicos da campanha deste ano são:

  • agradecer aos doadores de sangue em todo o mundo e aumentar a conscientização pública sobre a necessidade de doações de sangue regulares e gratuitas;
  • promover os valores comunitários da doação de sangue para fortalecer a solidariedade comunitária e a coesão social;
  • encorajar os jovens a responder ao chamado humanitário de doar sangue e inspirar outros a fazer o mesmo;
  • celebrar o potencial dos jovens como parceiros na promoção da saúde.

Organização das atividades do Dia Mundial do Doador de Sangue 2021

A Itália sediará o Dia Mundial do Doador de Sangue de 2021 por meio de seu Hemocentro Nacional. O evento global acontecerá em Roma no dia 14 de junho de 2021.

Trabalhemos juntos pelo Dia Mundial do Doador de Sangue

Sua participação e apoio ajudarão a garantir um maior impacto do Dia Mundial do Doador de Sangue 2021, ampliando o reconhecimento mundial sobre a doação de sangue como um ato de solidariedade que salva vidas e de serviços que fornecem sangue e produtos sanguíneos seguros como componentes essenciais de qualquer

sistema de saúde. Parceiros preocupados em todos os níveis são bem-vindos a fazerem do Dia Mundial do Doador de Sangue 2021 um sucesso global.

Fonte: www.paho.org

×

Caro, doador.

Clique abaixo e envie suas dúvidas pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected].

× Dúvidas? Clique aqui!